Coágulo sanguíneo no cérebro indica uma lesão de um vaso sanguíneo no cérebro e pode causar um derrame.
Coágulo sanguíneo no cérebro provoca uma doença chamada AVC  conhecida como Acidente vascular cerebral isquêmico em termos médicos. No entanto é importante notar que  o acidente vascular cerebral isquêmico pode também ser causada devido a obstrução das artérias por colesterol, gordura, etc .. Estas substâncias se acumulam formando placa e  por sua vez fazem o bloqueio das artérias.
Há várias razões que podem causar um coágulo de sangue no cérebro. Por exemplo, no caso do ex-presidente dos EUA, o Sr. Ronald Reagan, o coágulo sanguíneo no cérebro se formou devido a um acidente a cavalo. Algumas pesquisas afirmam que um novo gene pode causar-lhe essa doença especialmente em mulheres jovens e de meia-idade.


Coágulo sanguíneo no cérebro: o que é?


Um coágulo de sangue é formado no cérebro  devido a hemorragia que tem lugar na área entre o crânio e cérebro. Este sangue forma um coágulo  que eventualmente exerce pressão sobre o tecido cerebral. Um coágulo de sangue formado na outra parte do corpo pode romper e viajar para o cérebro  bloqueando  um vaso sanguíneo no cérebro. O nome dado a essa condição é embolia cerebral ou acidente vascular cerebral embólico. Funcionamento do cérebro é afetado  devido à pressão que é exercida sobre o cérebro. As possibilidades de coagulação do sangue nas artérias são muito elevados  ao mesmo tempo  as possibilidades de encontrar um coágulo de sangue das veias são muito baixos. Artérias transportam sangue do coração para as outras partes do corpo  e as veias bombeiam  o sangue para o coração.



Causas


Lesão na cabeça muitas vezes é a causa mais comum de coágulo de sangue no cérebro. Trauma é causado ao cérebro ou ao pescoço em caso de um ferimento na cabeça. Os coágulos de sangue têm tendência de afetar a área onde foram  formados e se deslocam  para áreas diferentes.

Um coágulo formado no pescoço pode mover-se para o cérebro e causar um acidente vascular cerebral.


 Sintomas


Ataque Isquêmico: Na fase inicial  a duração do ataque pode ser inferior  a qual é frequentemente denominado como ‘mini-derrame’, e  quando a condição agrava  pode conduzir a um curso total soprado.


Convulsões: Muitas vezes, coágulos de sangue nos provocam as crises cerebrais. Estas crises duram até 2 minutos. No entanto, se eles duram mais tempo é um motivo de preocupação.


Dor de cabeça: Um dos primeiros sinais de alerta de um AVC são dores de cabeça recorrentes. Portanto, a maioria das pessoas que procuram ajuda médica  se queixam de dores de cabeça. A maioria destas dores de cabeça são encontrados em apenas um lado do cérebro. A dor de cabeça piora  quando há alguma atividade física ou o movimento da cabeça. Mesmo tossir ou espirrar pode piorar a dor de cabeça.


Confusão e Pensamento Devagar: Uma pessoa que tem um coágulo no cérebro,  muitas vezes leva muito tempo para pensar. Sua capacidade de entendimento, portanto, não é muito bom. Eles levam mais tempo para entender  o que está sendo dito a eles. Essa pessoa muitas vezes se sente confuso também.


Dificuldades de Língua: Uma pessoa que tem um coágulo de sangue  tende a ofensa. Ela terá dificuldades para falar. Existem problemas de fala se o lado esquerdo do cérebro é afetado.


Paralisia: Um coágulo de sangue no cérebro pode resultar em uma pessoa possa ser bloqueada de um lado do corpo. As partes do corpo que são geralmente afetadas são a face, braço ou perna.


Cegueira: Cegueira pode resultar devido a coágulo de sangue no cérebro.


Perda de Coordenação: Há chances de que uma pessoa que tem um coágulo no cérebro pode enfrentar perda de coordenação. Às vezes  a pessoa não é capaz de transferir um objeto de sua mão esquerda para a direita  ou vice-versa.


Depressão: Quando uma pessoa está deprimida  muitas vezes este efeito é dado a um tratamento psiquiátrico ou psicológico.


Mudanças na personalidade: Pessoas com coágulos de sangue podem sofrer mudança na personalidade. Eles podem ir de hiper-ativo a ser muito fraco e vice-versa.


Tontura: Pacientes com coágulo sanguíneo no cérebro podem sofrer  ataques de tontura em determinados pontos do tempo. Tontura pode ser acompanhada  por períodos de cegueira também.



Tratamento


O tratamento dado para coágulo de sangue no cérebro depende da causa do coágulo de sangue. Para diagnosticar a condição exata, uma tomografia computadorizada e / ou ressonância magnética serão realizadas no paciente. Usando os relatórios  a linha de tratamento é decidido. Os médicos receitam aspirina ou qualquer outro anti-coagulante  em sua tentativa de dissolver o coágulo de sangue e também para evitar a formação de coágulos de mais nada. No entanto, no caso de uma hemorragia  anti-coagulante não é dada ao paciente. Se o paciente sofre de hipertensão  juntamente com coágulo de sangue  então medicamentos também serão prescritos para manter a pressão arterial sob controle. Há alguns esteróides que são também prescritos para curar um coágulo de sangue. Há também cirurgias, que são realizadas para remover o coágulo de sangue. É importante que se está bem ciente sobre cursos  para que se possa tomar todas as medidas necessárias para evitar qualquer outro problema.


Um coágulo de sangue no cérebro pode eventualmente dar origem a um tumor no cérebro, portanto, é importante começar o tratamento certo na hora certa para essa condição. Não hesite em procurar ajuda médica profissional  mesmo se os sintomas de coágulos sanguíneos ocorrerem  por um período muito curto de tempo.


Gostou?