Os cabelos têm um papel fundamental na beleza da mulher, emoldurando sua face, dando movimento e cor ao conjunto visual do corpo feminino.

Porém, para que os cabelos possam cumprir bem esta função, precisam ser bem tratados e terem sua saúde preservada. Aqui, você saberá diferenciar os principais tipos de cabelo e poderá identificar qual é o seu e que procedimento é mais indicado para ele.


CONHECENDO SEU CABELO


É importante saber qual é o tipo do seu cabelo para tratá-lo de forma adequada. Cada estilo de cabelo deve ser cuidado com produtos específicos. Mas caso você tenha alguma dificuldade, peça ajuda a um profissional para orientá-la melhor.


CABELOS NORMAIS


Os cabelos normais são macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. São fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita frequência. 

Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento. A hidratação pode ser feita a cada 15 dias para manter o brilho e a vitalidade.




CABELOS OLEOSOS


As glândulas sebáceas têm uma produção de gordura acima do que seria necessário, deixando os cabelos oleosos e fazendo com que o cabelo, que normalmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência é necessário ter cuidados diários. 

A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que a sujeira acumulada no couro cabeludo impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. A hidratação pode ser feita uma vez ao mês.



CABELOS SECOS OU RESSECADOS


Caracterizam-se por serem opacos e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é o suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. 

Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade. A hidratação pode ser feita uma vez por semana para manter a lubrificação dos fios.





CABELOS CRESPOS


O cabelo crespo exige cuidados especiais. O mais importante é evitar penteá-los secos, pois o atrito entre os fios gera eletricidade, fazendo com que os cabelos se armem e fiquem arrepiados. O ideal é penteá-los úmidos. O creme para pentear é um grande aliado. Aplique-o e desembarace os fios com as mãos ou com um pente de dentes largos, iniciando das pontas até chegar á raiz.

Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas. O condicionador é obrigatório, pois anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Não os enxugue rigorosamente. Pressione a toalha suavemente para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios se armem e fiquem arrepiados. 

O secador deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume. Como o corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos, eles devem ser cortados a cada três meses. A hidratação deve ser feita até 2 vezes por semana.